VACINAS NA GESTAÇÃO

Informações sobre o calendário de vacinas na gestação.Normalmente quando escutamos e falamos em vacinação, já logo pensamos nas crianças e bebês, não é mesmo? Mas as futuras mamães, as gravidinhas também tem um calendário vacinal pra chamar de seu. E é muito importante seguí-lo tanto para a saúde do bebê que vai nascer quanto pra mamãe. Durante o pré natal o médico ginecologista fala sobre essas vacinas, mas vale ficarmos atentas para não perder prazos.

Embora a imunização durante a gestação seja essencial, existe uma queda na cobertura vacinal de diversas vacinas  para grávidas em 2017. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde durante a gestação as mães e os bebês estão suscetíveis a doenças que podem ser evitadas com à adesão a vacinação. A infecção de doenças como tétano, coqueluche, hepatite B, difteria e influenza na gestação pode ocasionar problemas graves de saúde nas mães e bebês e até levar a óbito.

Vale sempre lembrar que além de zelar pela própria saúde, a gestante que se vacina transfere os anticorpos obtidos, primeiro através da placenta e depois pela amamentação. E essa proteção é fundamental nos primeiros meses de vida do bebê que ainda não tem o sistema imunológico desenvolvido.

Viu como é importante? Veja abaixo quais são as vacinas que estão no calendário vacinal das gestantes.

 

  • HEPATITE B – 3 doses, dependendo da situação vacinal da gestante;

 

  • DUPLA ADULTA – 3 doses, dependendo da situação vacinal da gestante;

 

  • dTpa – 1 dose a cada gravidez, a partir da gestação, ou no puerpério até 45 dias após o parto.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 

Não deixe de conversar com seu médico obstetra sobre as imunizações necessárias. Prevenir sempre foi o melhor remédio.

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *