VACINA MENINGITE B

Confira informações importantes sobre a vacina Meningite B.Na última semana recebi  em grupos de mães do “zap” mensagens sobre alguns casos de crianças com meningite em Niterói. Claro que fiquei muito preocupada e fui verificar a caderneta de vacinação da Betina. E foi então que percebi que estava faltando a segunda dose da vacina contra meningite B.

E há alguns dias, fomos a BYO Terapia para que ela completasse esse ciclo e ficasse imune. Mas muitas dúvidas surgiram sobre a vacina e achei válido pesquisar sobre e contar aqui pra vocês.

Primeiro é importante salientar que a vacina contra meningite B não está disponível na rede pública, portanto somente é adquirida em clínica particulares (vale lembrar de sempre escolher bem a clínica, primando sempre pela segurança e qualidade de armazenamento das vacinas).

O esquema de aplicação da vacina contra meningite B varia de acordo com a idade. A sociedade Brasileira de Imunizações sugere a primeira dose aos 3 meses, a segunda aos 5 meses e a terceira aos 7 meses e um reforço entre 12 e 15 meses. Mas se o início da vacinação ocorrer a partir dos 11 meses de vida, serão duas doses com intervalos de dois meses entre as doses.

Essa vacina é uma das que mais apresenta reação ( mas lembrem-se isso não é regra…cada criança responde uma forma). Em alguns casos dor local e febre que duram de 24h a 48h. A febre pode aparecer nas primeiras 6 horas após a aplicação. Vale a pena conversar com o pediatra para que tenha a informação de qual medicação utilizar caso ocorra a reação. Percebeu-se que as reações ocorrem na maioria das vezes quando a vacina é tomada junto com outras, por esse motivo a preferência para que seja tomada de forma isolada.

Importante saber que a vacina (GSK) contém açúcar e deve ser administrada exclusivamente por via intramuscular.

A vacina contra meningite B, ainda tem um custo elevado, mas diante das consequências da doença, vale o esforço.

Obs; leitores e seguidores aqui do site tem desconto na clínica de Vacinação BYO terapia.

Beijos

Renata Chiarello

 

 

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *