TESTE DO PEZINHO

Principais doenças que  teste do pezinho pode detectar nos bebês recém nascidos.
Assim que chegamos da maternidade, logo no dia seguinte fiz o teste do pezinho da Betina. Choreiiiii, lembro bem!!!! Pedi que a minha sogra a segurasse para que a técnica pudesse dar a picadinha pro sangue sair. Não sei, mas a gente (mãe) fica tão frágil né? E olha que a Betina nem chorou, foi super rápido e tranquilo.

Eu já sabia da importância de realizar o exame para prevenir ou ainda detectar doenças no futuro e por isso não deixei para depois. Optei por fazer na rede particular, já que o plano cobria e eles, o laboratório, vieram até minha casa. Tinha pavor de ter que sair com a Betina tão pequena na rua (fui bemmmmm chata quanto a isso). Mas é importante ressaltar que o teste pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde.

Hoje em dia também pode ser feito o teste do pezinho ampliado que detecta mais de 50 doenças, esse ainda somente disponível  na rede particular.

É importante saber que o teste do pezinho básico faz parte dos exames de triagem Neonatal e que todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente pelo SUS. Ele deve ser feito  entre o dia 3 e 5 de nascido ( esse prazo é fundamental).

A escolha pelo pezinho por ser uma região bastante irrigada do corpo, que facilita a coleta da amostra. O exame  não traz riscos para o bebê, é rápido, pouco invasivo e muito importante.  É uma das principais formas de diagnosticar 6 (seis) doenças, que quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas:

  • Fenilcetonúria;
  • Hipotiroitismo Congênito;
  • Doença Falciforme;
  • Fibrose Cística;
  • Deficiência de Biotinidiase;
  • Hiperplasia Adrenal Congênita.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Converse com seu médico assistente, não deixe de se informar durante o pré-natal. É muito importante para saúde futura do bebê.

 

Ficou com dúvida? Manda pra mim.

Beijos

 

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *