SONO DO BEBÊ

Desvendando o sono do bebê.

Sono aqui não é e  nunca foi a coisa mais simples da maternidade. Betina sempre dormiu pouco e eu e o pai dela fomos a vida toda dorminhocos…kkk. Já pensou no choque que isso foi, né? Mas aos poucos aprendemos a lidar e melhorar as condições de sono tanto pra gente, quanto pra ela. Mas sei que o “sono do bebê”  é uma situação delicada em muitas casas. E hoje nossa parceira, amiga e pediatra Fernada Catharino nos dá um help sobre o sono do bebê.

 

Por mais que estude sobre sono e parassonias, esse é um assunto “meio místico” pra mim sabe…. 😴… gosto da frase “SONO É SAÚDE”, mas entendo que todo o desenvolvimento infantil pode mexer com o sono….. sei que todo hábito é uma questão de treinamento, mas como treinar um bebê? Difícil né?

Pois bem, cabe à puericultura do sono ensinar aos pais a favorecer hábitos de sono saudável em cada faixa etária para então prevenir os distúrbios comportamentais do sono. Nosso sono possui 2 fases distintas:

1) SONO REM, que é a fase ativa do sono , onde acontecem os sonhos. É quando o corpo descansa mas o cérebro continua trabalhando.

2) SONO NÃO REM, que é a fase profunda do sono. As crianças alcançam as duas fases dos sono com facilidade! E isso é otimo!

👉🏻 Mas Dra, e a Melatonina, faz o que afinal? Considerada o grande “it” do mundo de quem tem insônia, a melatonina é um hormônio ligado à regulação do sono que começa a ser produzido pelo nosso organismo mais ou menos as 20 horas diariamente. É produzida por uma glândula chamada pineal que se localiza bem no meio do cérebro. Quando não aproveitamos o horário que a produção de melatonina está em alta, ocorre um aumento de adrenalina no corpo, e logo pegar no sono passa a ficar mais difícil….. complexo né?!

😕😕E como colocar tudo isso em prática? Eu diria que o famoso treinamento se resume em promover o hábito de uma higiene do sono diariamente! Vamos aprender um pouquinho?
😴 Horários! Tanto para ir deitar quanto para acordar! Atenção aos sinais de sono e ao horário de pico da produção de melatonina!
😴 Ritual do sono! Rotina de mais ou menos 20 minutos antes de deitar…. escovar os dentes, vestir o pijama, ler uma historinha…..
😴 Evitar telas ao deitar!
😴 Colocar a criança na cama desde os 3 meses sonada, mas acordada ainda.
😴 A “naninha” pode ser um aliado em despertares breves!
😴 Não acenda a luz ao atender a criança durante a noite!
😴 Crie um ambiente gostoso para a criança dormir….. escurinho, sem barulhos ou ruídos, temperatura agradável, roupa macia e confortável….
“Dra, mas quando eu vou dormir uma noite inteira?” Não sei. Não minto. Observe seu filho para agir e treinar nos momentos certos!

Ficou com dúvidas? Manda pra gente!!!!

Beijos

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

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