QUAL É A MELHOR ESCOLA?

Como saber qual a melhor escola para nossos filhos?

Fim de ano chegando e com ele também a hora da rematrícula, ou ainda matrícula para as crianças que vão começar a vida escolar. Com certeza é um momento de muita reflexão entre os pais…ou pelo menos deveria ser…kkk

Afinal nossos filhos passam boa parte do tempo dentro da escola e esse ambiente deve estar alinhado com as nossas expectativas. São muitos os aspectos que devemos observar, já escrevi aqui sobre a ADAPTAÇÃO ESCOLAR  da Betina e também sobre os MÉTODOS DE ENSINO. Mas agora depois do primeiro ano dela na escola me sinto mais confortável pra falar sobre a “melhor escola”, se é que ela existe.

O primeiro ponto, que acredito que vale a gente reforçar é que esse título de melhor escola não pode partir de uma comparação com outras escolas. É muito comum, em uma roda de mães as escolas serem qualificadas a partir do que oferecem, pela estrutura física ou pelo ranking no ENEM…. E claro, isso é também importante. Mas será que é o que realmente vai fazer diferença?

Que tal se começarmos a avaliar a escola a partir da carinha de nossos filhos quando entram e saem dela? Será que segue a ideologia da nossa família? Falam a nossa língua? Como os funcionários são tratados? Como, nós como pais nos sentimos ? Somos acolhidos, nos escutam?

Pegando carona na reflexão de Marcos Piangers sobre a “melhor escola“, eu faria uma pergunta: a escola que escolhemos para nossos filhos nos aproxima ou nos tira deles? E a partir daí concordaria com ele quando diz que a escola pode ser bem melhor quando ela não é a mais distante de casa porque assim  não precisaríamos de transportes escolares e poderíamos até levar e buscar, ou ainda, nossos filhos passariam menos tempo no trânsito.

E que não precisa também ser a mais cara, na verdade ao contrário disso….a escola mais cara nos faz trabalhar mais e com isso passamos mais tempo longe de casa, mais tempo longe de nossos filhos. (Brilhante reflexão, de Piangers !!!)

Vale a gente refletir, cada família tem uma prioridade é claro. Mas não tenham dúvidas, a prioridade de nossos filhos somos nós. Então, que tal pensar na “melhor escola” como aquela que nos aproxima dos filhos, que entende a importância do coletivo, que permite que nossos filhos sejam crianças, que promova o saber e que torne nossos filhos cada vez mais humanos.

 

Beijos

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *