PROBIÓTICOS PARA CRIANÇAS

O que são os probióticos e quais as suas funções nas crianças

Tendo escutado cada vez mais a palavra probiótico, mas vou confessar que ainda tinha muitas dúvidas sobre os probióticos em crianças. Pra que servem? Como usar? É seguro? Enfim, várias questões….e pra me ajudar, ou melhor nos ajudar, nossa parceira e super pediatra de Niterói, responsável pelo blog

COLO DE PEDIATRA, Dra Fernada Catharino fez um excelente resumo.

Dá uma olhada na explicação da dra;

 

📌Probióticos

Você já ouviu falar em probióticos?! Não?! Vamos entender a importância disso no nosso dia -a -dia?

Entendendo a palavra: PRO= a favor e BIO= vida, os probióticos são “microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas conferem benefícios à saude do hospedeiro” (OMS, 2011). Os probióticos atuam no trato gastrointestinal aumentando o trânsito intestinal, aumentando a absorção de nutrientes, aumentando a biodisponibilidade de aminoácidos e ácidos graxos, aumentando a produção de vitaminas e diminuindo as intolerâncias alimentares.

Cada indivíduo possui em seu intestino uma população de microorganismos naturais em seu habitat. Um adulto possui cerca de 1 trilhão de bactérias nele! Por isso a afirmativa de que a qualidade de vida começa no intestino! Uma dieta não saudável contribui para a perda das bactérias protetoras contribuindo para toxinas danificarem a parede intestinal. Os probióticos podem ser usados rotineiramente de forma adequada fazendo com que o consumo adequado de lactobacilos promova uma população superior deles nas fezes comparada a dos organismos indesejáveis, inibindo o crescimento de bactérias nocivas.

Algumas indicações do uso de probióticos em crianças são:

💩reduzir a incidência de diarreia associada ao uso de antibióticos

💩reduzir a duração e severidade de diarreias infecciosas

💩reduzir a incidência de dermatite atópica em crianças

💩melhorar a absorção de vitaminas oferecidas pela dieta

💩ajudar na constipação intestinal

💩promover uma flora intestinal saudável

Ou seja, probiótico é vida e deve ser algo conversado com o pediatra assistente.

Ficou com dúvidas? Estamos aqui. Manda pra gente.

Beijos

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *