PRISÃO DE VENTRE EM CRIANÇAS

Dicas de como prevenir a prisão de ventre nas crianças.

Aqui em casa fazer cocô nunca foi muito fácil pra Betina. Desde de bebê ela já apresentava uma certa dificuldade apesar de mamar exclusivamente meu leite. Quando passou para fórmula esse desconforto da prisão de ventre aumentou e começamos a usar um leite especial, justamente para auxiliar na prisão de ventre em crianças. Melhoramos a alimentação, mas mesmo assim volta e meia temos a inconveniente constipação intestinal  entre nós mais uma vez.

Percebi que é uma situação que acomete muitas crianças e pedi um help para nossa querida parceira, pediatra de Niterói , Dra Fernanda Catrino que escreve o blog COLO DE PEDIATRA.

Olho nas informações dela:

📌Constipação intestinal

A constipação intestinal nada mais é que aquele atraso ou dificuldade para evacuar, causando desconforto, dor e sofrimento na criança e grande ansiedade em toda família.

Vamos entender….. Muito mais importante que a frequência das evacuações, a gravidade do problema está muito mais relacionada ao ESFORÇO que causa aquele sofrimento, que causa pânico e expectativa em toda a família. É considerada “constipada” aquela criança que evacua somente até 3x na semana. E é considerada “constipação crônica” quando dura mais de duas semanas. É preciso entender que quanto mais tempo sem evacuar mais as fezes vão ficando endurecidas!
Então… É um ciclo: “Não evacua…. Fezes endurecem….dor e desconforto…. Adiamento da evacuação por MEDO…. Não evacua de novo…. E assim vai……..
As causas mais comuns da constipação intestinal são: Dieta pobre em fibras, Histórico familiar de CI, problemas psicológicos, treinamento errado do intestino, dificuldade de evacuar fora de casa, atitudes de mãe controladoras, hábito materno rígido com higiene.

O que fazer fazer pra ajudar? Calma! Vamos pelo começo? Consulte seu Pediatra assistente! Normalmente a história clínica é clássica e dispensa exames complementares.
Vamos aprender a prevenir???????

💩Educação alimentar FAMILIAR!!!!! Eu disse familiar…… Lembra daquela história? Seja exemplo pro seu filho!

💩condicionar um horário diário para evacuação, tipo treinamento…. Mesmo! O melhor horário é após o café da manhã, geralmente. Isso evita a retenção de fezes na ampola retal…

💩Dieta laxativa e rica em fibras! Atenção as orientações sobre dieta adequada dadas pelo seu Pediatra. Faça combinações que favoreçam o intestino do seu filho!

💩Incentivar a ingestão de água!!!!!!!

💩Banheiro com adequação infantil…. Assento apropriado para a idade da criança…. Apoio para os pés….

💩Vigiar a frequência das evacuações do seu filho….. Isso inclui o tempo que ele fica na escola. Não esqueça!

Existem algumas formas de tratamento para alívio imediato da CI. Mas a PREVENÇÃO é o melhor tratamento sem dúvidas! Não deixe passar! Fique atento ao seu filho!

 

Como sempre..super dicas!!!! Obrigada Fê, vamos ficar de olho!!!

E você, cicou com dúvidas? Manda pra gente!

Beijos

Renata Chiarello.

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *