MIL DIAS DO BEBÊ

Mil dias de vida do bebê

Comecei a ver esse termo em alguns artigos, posts e leituras  que faço sobre o universo da maternidade. Confesso que fiquei bem curiosa e achei muito interessante pensarmos com carinho nesses primeiros 1000 dias dos nossos filhos. Bom resolvi trazer, dividir esse assunto com vocês e nada melhor que nossa querida amiga, parceira e colunista Dra Fernanda Catharino, pediatra e autora do blog Colo de Pediatra pra falar sobre esse assunto.

Betina com 11 meses.
Foto:Lívia Medina

“Vc ja ouviu falar em primeiros 1000 dias de vida1000 dias de vida = 280 dias de gravidez (40 semanas) 720 dias de vida (2 anos)Os primeiros 1000 dias de vida significam uma programação para o futuro para garantir a saúde de forma global.

Até os 2 anos de vida é quando ocorre o maior estirão de crescimento do indivíduo e são os anos fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico. A nutrição ocupa papel fundamental no desenvolvimento neurológico. A deficiência nutricional causa níveis mais baixos de escolaridade na infância com baixa produtividade na vida adulta. Os primeiros 1000 dias têm bastante importância no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social e, portanto é o período de estimular, brincar e de estabelecer uma relação de segurança com pais, irmãos e avós. É a época também que se mostram clinicamente problemas pelos quais buscamos terapias específicas. O tal “programming” tem relação com fatores genéticos (que não podemos mudar) e com fatores ambientais modificáveis (que podemos e devemos trabalhar para melhorar). E o que podemos fazer então?!
Adivinhem??????

Estímulo desde sempre!

Manter Calendário vacinal em dia

Aleitamento materno sempre que possível

Comer comida de verdade, evitando industrializados, prevenindo a obesidade

Não oferecer açúcar para crianças, prevenindo desde já o Diabetes

Não usar sal sem controle, prevenindo a pressão alta

Estimular ingestão de água

Estimular brincadeiras ao ar livre!

Pegar sol em horários permitidos para prevenir a osteoporose

Usar Filtro Solar

Manter uma relação próxima e de parceria com seu Pediatra para que as terapias necessárias sejam buscadas o mais breve possível!

Vamos cuidar das nossas crianças de forma multidisciplinar para que o futuro delas seja brilhante!”

 

Muito legal tudo isso né? Ter a consciência do quão importante é estar atento a esses primeiros Mil Dias das crianças. Prevenir, cuidar, programar e assim garantir um futuro melhor para nossos pequenos. Obrigada Dra Fernanda por mais esse alertinha de amor.

Informação legal pra gente compartilhar com as mamães de recém-nascidos, com as gravidinhas e com as amigas que estão pensando em engravidar.

Bjos

 

 

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *