METODOLOGIAS DE ENSINO DAS ESCOLAS

E aí você sabe qual e como é a metodologia de ensino da escola do seu filho?

Sou formada em Letras e trabalhei durante algum tempo dentro de escolas também com educação infantil e confesso que adoro ambiente escolar. Tive muitas preocupações ao decidir a escola da Betina (contei AQUI) e a metodologia de ensino foi uma das coisas que me ajudou muito na hora da decisão.

Acredito que antigamente era bem mais fácil nesse quesito, não haviam tantas opções…rsrs. O fato é que o mundo está em constante mudança e a forma de ensinar e aprender também sofreram alterações e cabe a nós pais estar atento a tudo isso para que nossas escolhas tragam reais benefícios para nossos filhos. Pois estamos decidindo sobre a extensão da casa deles….sim, eu acredito que a escola é uma extensão do lar. E, que devemos, caminhar juntos na formação de seres humanos …pais, família e escola.

Esse mês de agosto a Revista Pais e Filhos trouxe brilhantemente esse tema…a importância da escolha da escola de nossos filhos baseada no método de ensino aplicado. Um resumo bacana de alguns métodos. Vale a pena ler.

Visitei algumas escolas e a grande maioria apresentava-se como tradicional ou construtivista…e lembro que essa foi a primeira dúvida: qual a diferença entre elas?

Então a partir das pesquisas pude  constatar:

Método Tradicional: o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, normalmente repassa seu conhecimento de forma teórica aos alunos e esses realizam tarefas que comprovam a aprendizagem (provas, testes, exercícios de casa). Valoriza o conteúdo programático (matéria) que é definido para cada ano.

Método Construtivista:  Nessa abordagem o aluno deixa de ser passivo e o interesse em aprender é estimulado por ele. Cada estudante é visto como como alguém com um tempo único de aprendizado. Valoriza atividades interativas, debates, formulações de hipóteses e formação de senso crítico.

Além desses dois métodos (mais comuns nas escolas) ainda é possível encontrar:

Método Montessoriano: Os alunos são expostos a experiências de aprendizagem, em que o ambiente favorece criatividade, autonomia, proatividade, independência, resiliência. As salas de aulas são preparadas com materiais sensoriais e e o educador não realiza a atividade pelo aluno, observa e ajuda.

Método Woldorf: Um pedagogia que  procura  integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres. A escola e professor possuem grande de autonomia sobre espaço e conteúdo.

Método Reggio Emilia: A cooperação é a base do sistema educacional, o ambiente é o terceiro professor. E os pais são parceiros no processo ensino-aprendizagem. A família é muito atuante. O aluno é o protagonista, investigador e comunicador. Muito valor a arte, registros de experiências com textos, imagens e objetos.

Parece muita coisa né? E ainda posso dizer que existem mais formas de conduzir o processo de aprendizagem…existem outras metodologias.

Mas o mais importante é se identificar com a proposta pedagógica, usar o sexto sentido e observar as respostas que a criança traz. Nossos filhos irão passar boa parte da vida dentro da escola e lá aprenderão muito mais que português e matemática…aprenderão sobre a vida. Então nosso cuidado em escolher esse espaço e a forma como o ensino será apresentado, deve ser especial.

Visitem as escolas, conversem em família ….e se por acaso não “acertar” de primeira, sem problemas ou culpa…reveja o que realmente importa pra família e refaça a escolha.

Dúvidas? Manda pra mim

Bjos

Renata Chiarello

Fonte: Revista Pais e Filhos; Fundação Telefonica; Estadão; Portal Educação; wikpedia

 

 

 

 

 

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *