INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO BEBÊ

Qual o melhor momento para iniciar a introdução alimentar do bebê?

Ah os bebês podiam vir com um manual de instrução né? Tanta coisa seria mais fácil pra gente. Imagina só olhar uma tabelinha e já saber o que fazer com nossos bebês?

Mas se tem uma coisa que aprendemos logo na maternidade é que isso é um sonho bem distante da realidade materna. Cada dia um dia novo, cada fase uma fase e cada bebê um bebê. E portanto, tudo é diferente o tempo todo. Não existe receita de bolo!!! O que pode dar certo pra uma mãe pode ser completamente o oposto pra outra. Por isso a importância de estar bem orientada, ter um pediatra de confiança e seguir o coração.

A introdução alimentar do bebê é uma fase de muita expectativa e de muito pitaco também …..kkkk. Mas será que o bebê está pronto? Como saber a hora certa para começar a papinha? Clarooooo que pedi ajuda a nossa super parceira Dra Fernanda Catharino, pediatra aqui de Niterói.

Veja o que ela nos diz sobre introdução alimentar do bebê.

Seu bebê está pronto para a Introdução Alimentar! Você sabe o que isso significa?
O bebê deve apresentar alguns marcos de desenvolvimentos alcançados e que demonstram que ele está pronto para comer! Parece engraçado né?! Mas isso é real! O aleitamento materno deve ser preconizado até os 6 meses de idade e mantido principalmente ainda no primeiro ano de vida. Aproximadamente aos 6 meses o bebê já apresenta esses marcos definidores mostrando que essa é a hora certa para introduzirmos os alimentos diferentes! Esses marcos são:
0. Sustentar bem a cabeça
0. Ficar sentado com apoio
0. Perda do reflexo de extrusão
0. Capacidade de digerir mais proteínas
0. Aumento da capacidade bucal
0. Perda da deglutição reflexa
Esses marcos devem ser avaliados durante a consulta de puericultura entre os 5 e os 7 meses.
Lembrando que a SBP orienta que a Introdução Alimentar de uma criança quando alcançar estes marcos!

Orientações importantes e que devem ser seguidas para maior sucesso no processo de Introdução Alimentar do bebê.

Dúvidas? Manda pra gente!

Beijos

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *