H1N1, sintomas e tratamento.

A volta da Gripe H1N1 esse ano preocupa e deixa pais em alerta

Há poucos dias começamos a escutar mais uma vez o termo H1N1 e foi impossível não recordar os tempos ruins que vivemos quando a tal gripe suína chegou ao Brasil anos atrás. Nossa me lembro que foi um loucura atrás de álcool em gel e começamos a ter medo de cumprimentar as pessoas na rua com apertos de mão. Aff, gosto nem de lembrar.

O fato é que depois da campanha de vacinação contra o virús,logo depois daquele surto, diminuiu muito o número de pessoas infectadas. Mas com a mudança climática do outono “as gripes” retornam e alguns casos de H1N1 voltaram a acontecer. Como mãe é loucaaaa (eu me incluo nessa), já fica logo imaginando coisas….então, pra gente não pirar e entender melhor sobre a doença, mais uma vez fui atrás da nossa parceira e colaboradora Dra Fernanda Catharino, pediatra de Niterói, responsável pelo blog COLO DE PEDIATRA.

 

 

A Gripe H1N1 é uma infecção respiratória em humanos causada por uma cepa do vírus influenza tipo A que surgiu pela primeira vez nos porcos, daí a relação com o nome gripe suína.

Crianças, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas são mais vulneráveis a doença. Os sintomas são febre alta, calafrios, mialgia, tosse e prostração intensa. A infecção chega aos pulmões podendo causar um quadro respiratório grave em pouco tempo, o que preocupa.

Feito o diagnóstico, o tratamento específico deve ter início em 48 horas e é fornecido sem custo para o paciente nos postos de saúde pelo governo.

A transmissão da gripe se dá através de contato direto com objetos e gotículas respiratórias de pessoas contaminadas. Isso pode ocorrer de 24 horas até 7 dias após esse contato.

A melhor maneira de prevenção é a vacina, sem nenhuma dúvida!

Outras maneira de se prevenir incluem a lavagem das mãos, evitar lugares fechados e aglomerações sobretudo com crianças pequenas.

Ahhh mais uma coisinha: A carne de porco não transmite a gripe suína!

 

O mais importante é saber que temos como prevenir a doença. O calendário de vacinação prevê a vacina contra gripe e ela protege efetivamente contra o vírus Influenza Tipo A. Então mamães, vacinar a família inteira é essencial!!!! E jamais deixar de procurar auxílio e orientação médica ao primeiro sinal…nada de automedicação hein!

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente! Iremos responder com maior prazer.

Grande beijo

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *