FIMOSE, TEM DÚVIDAS?

Muitas mães de meninos sofrem com as dúvidas sobre fimose.

Trabalhei muitos anos no ramo da saúde e frenquentei muita sala de espera de pediatras. E uma das questões mais corriqueiras entre as mães era sobre fimose. O que de fato significava? Como descobrir/diagnosticar? Como e quando tratar? E quais as consequências?

 E agora depois de mãe, continuo percebendo dúvidas em torno do tema. Tenho várias amigas mães de meninos e vez ou outra esse assunto é abordado por uma delas. Para nos ajudar a esclarecer as dúvidas sobre fimose, pedi socorro a Dra Fernanda Catharino, pediatra em Niterói, autora do blog colo de pediatra e que sempre, sempre mesmo está disposta a nos ajudar. Então vamos ao Help simples e objetivo que a Dra Fernanda carinhosamente mandou pra gente. Atenção mães de meninos a hora é agora!

Dra Fernanda, pediatra e colaboradora do blog

Fimose
Quem é mãe de menino e tem dúvidas aí?????

Vamos falar um pouquinho de FIMOSE?! Simmm!!!!!!

Pra começar precisamos entender que o pênis é formado pela cabeça (glande), corpo e base e é revestido por uma pele chamada prepúcio, que protege principalmente a glande. O prepúcio é retrátil e assim, expõe a glande facilmente. Ou não,….ops, vamos lá…. entendendo….. A FIMOSE é exatamente a dificuldade de expor essa glande porque o prepúcio não retrai.

Nos  recém-nascidos a fimose é fisiológica e se resolve espontaneamente. ATENÇÃO!!!!!! Não é indicado puxar o prepúcio de forma traumática!!!!! Dói e machuca, causando microtraumatismos e até sangramento local, dificultando mais ainda a exposição da glande.

Assim, a limpeza do pênis (glande) deve ser realizada no banho até onde o prepúcio se retrai naturalmente. Sem traumas!!!!!! O tratamento para FIMOSE inclui cremes com corticóide e a postectomia (cirurgia). Seja qual for o caso, seu Pediatra saberá indicá-lo no tempo e na idade correta.

Sendo assim, mamãe, papai, vovós e babás, não massageiem com força o prepúcio! Não puxem essa pele ! Calma! Sigam a orientação do Pediatra de sua confiança!

 

Dra Fernanda Catharino.

 

Viu mamães, de meninos? Nada de complicar o que pode ser  perfeitamente simples. O acompanhamento com o Pediatra é a melhor forma de previnir e cuidar da Fimose. Converse francamente com médico que cuida do seu filho. Se tem dúvidas de como limpar o pênis do menino ou notou algo diferente, peça ajuda, demosntração. O que não pode é ir pra casa sem saber o que fazer e recorrer as informações truncadas e variadas que não vem do pediatra.

Se você ainda tem alguma dúvida, manda pra gente.

Bjos

Renata Chiarello.

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *