DOR DO CRESCIMENTO

Saiba mais sobre a tal dor do crescimento que muitas crianças sentem Ultimamente ao postar alguma foto da Betina tenho recebido comentários do tipo: “nossa como ela está grande”; “ela cresceu muito”….E é verdade, ela cresceu muito! E além de conseguirmos observar nas fotos ela também começou a dar sinais físicos desse crescimento, desse estirão. Constantemente reclama de dores do joelho, na coxa e área próxima ao calcanhar. Já havia escutado falar da dor do crescimento e fui tirar dúvidas com nossa parceira/amiga pediatra Dra Fernanda Catharino e olha o que ela nos fala sobre “dor do crescimento“.

É  uma queixa bastante comum no consultório, a famosa dor do crescimento ósseo!!!! Vamos entender um pouco….. Apesar de não haver uma causa bem estabelecida, especialistas acreditam que o que ocorre é um desequilíbrio no crescimento de ossos, tendões e músculos, causando dor local, principalmente num momento de repouso e relaxamento. Uma observação DOOOOÓI MESMOOO! Não é manha……
Bastante comum a dor do crescimento acontecer dos 3 aos 10 anos de idade e no período noturno! Normalmente a cena clássica é a criança acordar na madrugada queixando-se de forte dor nas pernas. Depois de massagem local e uso de analgésico simples costumam ceder e no dia seguinte, não interfere com as atividades normais da criança.
Importante saber:
⁃ comum entre as idades de 3 a 10 anos (fase do estirão)
⁃ comum dor em coxas e panturrilhas
⁃ a dor é isolada, ou seja não vem acompanhada de outros sintomas como manchas, dificuldade de andar, febre, inchaço
⁃ comum a noite
⁃ A causa ainda não é bem definida, mas especialistas apontam relação com fadiga muscular
⁃ a dor não interfere na vida normal da criança
⁃ Costuma acometer mais crianças sedentárias
E, o que fazer?
Acalme-se! É uma condição benigna, mas é claro que o Pediatra deve ser acionado e deve examinar a criança para indicar ou não exames complementares e a avaliação de um Ortopedista.

E por aí a dor do crescimento apareceu? Como foi? Me conta e se ficou alguma dúvida manda pra gente.

Grande abraço

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *