DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO

Entenda as principais diferenças entre gripe e resfriado.Será uma gripe ou resfriado? Sempre tive essa dúvida, afinal os sintomas são bem parecidos né? Comecei a perguntar para outras mães e percebi que não era a única a não saber completamente classificar se a tosse, o catarro, os espirros vinham de um resfriado ou de uma gripe.

E aí é claro fui recorrer a nossa pediatra parceira Dra Fernada Catharino que escreve o blog

COLO DE PEDIATRA e sempre nos auxilia aqui no mamaenow.

Dá uma olhada no que ela nos fala sobre esses diagnósticos.

 

Primeira coisa muito importante a saber : Gripe e Resfriado não são a mesma coisa, hein mamães!!!!

O que é o Resfriado?

É uma infecção viral respiratória causada por vários tipos de vírus, dentre eles o Rinovírus, o Adenovírus, Parainfluenza e o vírus Sincicial Respiratório. Os sintomas do resfriado são mais leves e tem um tempo de evolução mais rápido. O resfriado é a causa de infecção respiratória mais comum até os 5 anos de idade.

O que é a Gripe?

A gripe é uma infecção respiratória causada pela família Influenza A e B ou C. Os vírus do tipo A incluem os subtipos H1N1, H3N2 e o H5N1 e são os causadores de casos mais problemáticos e podem evoluir com gravidade. A gripe causa sintomas sistêmicos como cefaléia, mialgia, tosse, dor de garganta e febre alta. Esses sintomas costumam durar entre 3 e 7 dias e causam comumente quadros pulmonares.

 

A melhor forma de prevenção é sem dúvida alguma a VACINA! Além de lavagem exaustiva das mãos, evitar o contato com pessoas contaminadas, evitar ambientes fechados e uso de Soro Fisiológico 0,9% nas narinas como rotina.

E clarooooo procurar o seu pediatra assistente ao sinal de sintomas parecidos com esses descritos acima. Não medique as crianças por conta própria, só o médico pode fazer o diagnóstico correto.

 

E aí alguma dúvida? Caso tenha…manda pra gente!

Beijos

Renata Chiarello

 

 

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *