DERMATITES DE FRALDA, AS CONHECIDAS ASSADURAS

Dicas para prevenir as tão indesejáveis assaduras, dermatites de fralda.

Lembro-me bem de quando Betina era bem pequena do meu medo de em uma troca de fralda descobrir uma assadura. Sempre tive preocupação com isso. E então tomava alguns cuidados, como principalmente não deixar a fralda por muito tempo, se percebia molhada logo trocava. Usei a pomada Desitin (azul nas trocas normais e a roxa se percebia algum vermelhinho) na maioria das vezes . E acredito que muito por conta dessas precauções B nunca teve assadura de fralda.

Mas em alguns casos ela acontece é é importante sabermos como prevenir e entender o que é a dermatite de fralda. Hoje Dra Fernanda Catharino, pediatra de Niterói que escreve o blog COLO DE MÃE, nos ajuda com o tema.

Olho no que ela nos diz:

Essa semana vou falar um pouquinho das assaduras também chamadas de dermatite de fraldas, que mexe com o coração de qualquer mamãe que se sente a pior do mundo quando tira aquela fralda inocente e dá de cara com um baita vermelhão na região das fraldas! A dermatite de fraldas pode ter varias causas. É bom lembrar que a pele coberta pela fralda está abafada 24 horas e portanto, é uma
pele que deve estar sempre seca e protegida. E qual pomada usar para essa proteção?! Eu costumo dizer que qualquer pomada de prevenção serve para proteger essa pele. A diferença entre as que existem no mercado, é basicamente a textura. Tem aquela mais oleosa, aquela que gruda mais, aquela mais densa, aquela de textura boa pra remover…. enfim, pra todos os gostos! O importante é saber que independente da pomada que você escolher, a forma de limpá-la deve ser suave e sem fricção importante no local. Mas e o lenço umidecido?! 😳 Gente, o lenço umidecido é uma invenção genial, mas deve ser usado com cautela. Não há indicação de usar em todas as trocas. É difícil deixar a pele seca com o uso dele. Prefira lavar a pele e secá-la sempre que possível! E alergia a fralda, existe?! Na grande maioria das vezes não ocorre alergia a fralda…. acontece dermatite, que quando abafamos vira um ciclo chato e dolorido de tratar…
Então, lembretes:
✅lave suas mãos antes das trocas!
✅ trocar fraldas com frequência
✅ não use pomadas com antifúngicos e corticoide sem indicação médica
✅deixe a pele seca após a limpeza
✅ Utilize uma pomada protetora a cada troca de fraldas!
✅ não use lenços umidecidos com frequência!
✅A limpeza dever ser feita sempre de frente para trás, sobretudo nas meninas!

 

Execente, Dra Fernanda!!!

Dúvidas? Manda pra gente!!!!

 

Beijos

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *