COMO CONGELAR PAPINHA DOS BEBÊS

Dicas de como  congelar papinha dos bebês com segurança

Ainda lembro bem a fase de introdução alimentar da Betina…nossa quantas dúvidas. Que alimento oferecer primeiro, a quantidade, qual intervalo entre as refeições e principalmente o prazo de validade e como guardar/armazenar/ congelar as papinhas.

Na época que Betina começou a se alimentar de comidinha, aproximadamente com 6 meses, eu ainda tinha uma rotina muito pesada de trabalho e cozinhar a cada refeição dela era quase  impossível. E por muita das vezes recorri ao congelamento. Acredito que essa seja a realidade de muitas mães que trabalham fora de casa e pensando nisso hoje a especialista em Gestão da Segurança de Alimentos Laís Sabrine de Oliveira nos passa algumas dicas para que o processo de congelamento das papinhas seja seguro e eficaz.

Veja o que ela nos diz:

“É importante o cuidado com a segurança dos alimentos em todo o preparo da refeição. Isso vai desde a higienização da  matéria-prima, manuseio dos alimentos, até o armazenamento em embalagens limpas e bem conservadas. E depois de pronta a papinha deve ser levada imediatamente ao freezer. Uma dica é retirar a panela do fogo e mergulhar imediatamente numa bacia com gelo, para dar um choque térmico, desta forma evita que o vapor deixe aquelas gotículas de água na tampa da embalagem.

Todo alimento preparado pode ser mantido congelado por até 5 dias. Mas não é indicado descongelar e congelar novamente pois essa ação  ocasiona uma oscilação de temperatura que favorece a proliferação de micro-organismos. O descongelamento pode ser feito em geladeira, onde a média de espera é de 5 horas ou no fogão. Mas o mais indicado é o banho maria, que garante as propriedades nutricionais. jamais pode ser feito o descongelamento em temperatura ambiente devido ao alto risco de multiplicação das bactérias.”

Dionlini Chupel, coordenadora de Qualidade da

, uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, explica que também é importante buscar por utensílios que, além de práticos, sejam seguros. ” O mais indicado para congelamento das papinhas são os potes específicos para essa finalidade e que tenham tampas em fechamento hermético, devido a sua excelente vedação. É ideal que os produtos sejam de alto padrão de qualidade, testados, aprovados e livres de Bisfenol A, ou seja, produtos 100% atóxicos, próprios para o armazenamento de comida, garantindo segurança para o consumidor”.

Seguindo as dicas valiosas já podemos programar as papinhas da semana e congelar sem medo.

Abraços

Renata Chiarello

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *