ALIMENTAÇÃO E FERTILIDADE

Olha quem voltou pra escrever outra vez pra gente… minha amiga, mãe do Pedro, nutricionista, gata e super antenada Roberta Peres. Dessa vez o assunto é sobre a influência da alimentação na fertilidade. Assunto interessante né? Então dá uma olhada no que ela escreveu pra gente.

O assunto é longo e complexo e por isso vou dividi lo em partes, combinado?

Parte 1👉 Introdução
Muitos casais em idade fertil se deparam com a dificuldade na concepção da gravidez, excluindo as patologias envolvidas na infertilidade, temos o diagnóstico: infertilidade sem causa aparente (ISCA), a OMS sugere que 10 a 15% dos casais inférteis pertencem a esse grupo.
Mas aí vc me pergunta e onde a nutrição se encaixa nesse contexto??? Segue na leitura que eu te explico!
Pesquisa sobre fertilidade nos  Países desenvolvidos, sugerem que baixo peso e obesidade são os problemas nutricionais que mais interferem na saúde do sistema reprodutor.

Obesidade 👉 O sistema reprodutor feminino é controlado por um complexo equilíbrio hormonal controlando ciclo menstrual, ovulação , desenvolvimento do endométrio e etc. O tecido adiposo é um órgão que possui grande atividade endócrino sendo responsável pela secrecao de uma serie de hormonios e mediadores inflamatorios essas atividades interferem negativamente na fertilidade podendo ser uma forte causa na infertilidade. Vale lembrar minhas caras da obesidade masculina no desequilibrio hormonal masculino, então na hora da concepção o casal devem buscar juntos o equilíbrio nutricional.
Outro hormônio que apresenta um potencial efeito negativo na fertilidade é a insulina.

Insulina 👉
Lembra que eu disse que a obesidade tem um efeito negativo na fertilidade? Então, o sobrepeso e a obesidade leva a maior concentração de insulina no sangue o que ocasiona alterações importantes na fisiologia ovariana e em casos mais severos ausência de ovulação o que impossibilita então a concepção.
Uma pessoa obesa possui importantes processos inflamatórios e o desequilíbrio endócrino reduz muito as suas chances de engravidar, até mesmo processos de fertilização tem chances reduzidas por quase a metade! 😮
E se vc acreditou que os prejuizos param por aí, saiba que esse prejuízo se estende ao bebê  caso haja a concepção – Assunto para outro post…
Então minhas amigas, antes de pensar em ser mamãe planeje sua saúde nutricional! Mas procure um profissional para Isso, afinal blogueira fitness, a vizinha, a tia da prima da avó, todo mundo tem uma opinião, uma dica, um pitaco, aff! Mas um tratamento individual e personalizado é o que vc precisa! 😥😥😁

Se quiser bater um papo deixa uma mensagem que eu entro em contato contigo.

#saudefeminina #alimentacaointeligente #alimentacaoefertilidade #nutricions #nutricaocomnutricionista

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

2 Discussion to this post

  1. Adorei seu site. Muito conteúdo de qualidade. abraço e muito sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *