5 BRINCADEIRAS PRA FAZER DENTRO DE CASA

A Semana Mundial do Brincar traz o tema brincar de corpo e alma e pode ser em qualquer lugar.

No post anterior falamos sobre a temática da Seman Mundial do Brincar pela Aliança Pela Infância em 2018. Pra ler clique AQUI. Entendemos a importância da brincadeira na vida de nossos filhos e como ela pode promover o desenvolvimento pessoal deles, mas também sabemos da vida corrida que temos e que muita das vezes isso nos impede um tempo maior com as crianças. Sem falar no espaço físico  que em muitas famílias é reduzido aos apartamentos, que nem sempre tem área de lazer.

Mas e aí? Qual a solução? Deixar de brincar? Esquecer esse momento de interação, criatividade e imaginação?…. Claroooo que não!!!! Somos mães e pais e damos um jeitinho em tudo quando o assunto é felicidade e bem estar de nossos pequenos.

Separei dicas de 5 brincadeiras que fazemos aqui em casa, no nosso apartamento e normalmente no tempo curto que temos juntos no fim do dia. Ela, a Betina, já sabe desse nosso momento e acreditem…já começou a inventar brincadeiras também.

 

TELEFONE SEM FIO

Ainda não é bem aquele aquele telefone sem fio tradicional que dá super certo, porque a B aos poucos está entendendo a dinâmica da brincadeira. Mas já conseguimos dar umas boas gargalhadas e aproveitamos pra ensinar cores em inglês pra ela.

Exemplo: Falamos casinha VERDE…..e no fim a pergunta é: B a cor da casinha que vc ouviu em inglês É?

Ás vezes ela acerta, em outras temos que falar pra que ela repita. É bem legal e ela gosta!

 

ESTÁTUA

Super simples e animada essa. Colocamos uma música e vamos parando o som e gritando “estátua”. É uma farra boa e a gente consegue também o exercício de equilíbrio.

 

FAZER CARETAS

Fazemos caretas de várias formas. Ou um imitando o outro, ou na frente do espelho.

Recentemente recebemos do FUNMILYBOX (vale a pena conhecer esse projeto, clicando na palavra) uns cards plastificados com o desenho de um rosto sem expressão e aí fazemos caretas que devem ser desenhadas ali. Muito, muito legal essa atividade. Desenvolvemos coordenação motora e percepção.

 

MACAQUINHO MANDOU

Fazemos pedidos uns para os outros e aproveitamos para trabalhar cores, números, texturas e movimentos.

Sempre pedimos por exemplo: 3 coisas de determinada cor, ou 2 coisas macias, ou 3 pulos de um pé só… e assim vamos inventando.

 

DESENHO NO VIDRO

Troxemos de uma viagem umas canetas da Crayola que são próprias pra desenhar em vidro e saem facilmente. Elas são sucesso aqui em casa, porque nossa porta da sala para varanda é toda de vidro. Então já sabem…vive rabiscada.

Mas pra quem não tem portas de vidro, existem canetas próprias também para azuleijos. Ou ainda usar o bom e velho papel… o negócio é deixar a imaginação deles entrar em ação.

 

Viu como brincar pode ser muito mais simples e divertido do que a gente imagina? Tudo pode virar brincadeira é só se entregar ao momento de corpo e alma.

Gostou? E por aí tá brincando de quê? Me conta!

 

Grande abraço

Renata Chiarello

 

Renata Chiarello

Oi, eu sou Renata Chiarello mãe da B. Uma mãe que alterna loucura e equilíbrio (afinal qual mãe não é assim, né?). Uma mãe que quer desvendar e mostrar o mundo. Uma mãe que descobre todos os dias, de diferentes formas, as maravilhas e dificuldades que a maternidade traz.

Related Posts

Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *